1º Seminário para Altos Cargos Universitários contou com o apoio da UMinho

A Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais Galiza-Norte de Portugal (CEER), com o apoio da Universidade do Minho, realizou esta quarta-feira o 1º Seminário para Altos Cargos Universitários, em formato online. A iniciativa inseriu-se no âmbito do projeto “Universidade sem Fronteiras” (UNISF), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER, através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020. 

 
Universidade do Minho

Este projeto, coordenado pela UMinho, nasce de uma parceria entre as seis universidades públicas da eurorregião – Universidade da Coruña (UdC), Universidade de Santiago de Compostela (USC), Universidade de Vigo (UVigo), Universidade do Minho (UMinho), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Universidade do Porto (U.Porto) – e a Fundação CEER.

 
 

O principal objetivo do projeto UNISF é o desenvolvimento e implementação de quatro cursos em associação inovadores, com uma componente transfronteiriça e multidisciplinar. Ao longo dos últimos dois anos, o consórcio desenvolveu e viu acreditados, em Portugal e na Galiza, o mestrado em Desafios das Cidades, o mestrado em Direito Transnacional da Empresa e Tecnologias Digitais, o doutoramento em Matemática e Aplicações e o doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento. Os cursos entrarão em funcionamento no ano letivo de 2022/2023.

O evento reuniu as equipas reitorais e os professores das comissões académicas dos quatro cursos em associação das seis universidades, bem como representantes de autoridades regionais e especialistas em ensino superior. A sessão de abertura contou com a presença de Ángel Miramontes (diretor da Fundação CEER), Raquel Meira (diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte) e de Jesus Gamallo (diretor de Relacións Exteriores e a Unión Europea da Xunta de Galicia). 

 
 

Seguiram-se as intervenções de Eduardo López Pereira, diretor da Axencia para a Calidade do Sistema Universitario de Galicia, e de Pedro Teixeira, diretor do Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior. Em seguida, e na qualidade de instituição coordenadora, a UMinho, através do reitor, Rui Vieira de Castro, e da pró-reitora para a Internacionalização, Carla Martins, apresentaram o projeto UNISF. No encerramento, os reitores das universidades da eurorregião, ou seus representantes, refletiram sobre a importância do projeto “Universidade sem Fronteiras” no quadro da cooperação interuniversitária transfronteiriça, da internacionalização da educação e do caráter inovador e pioneiro desta oferta formativa conjunta.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...