A luz que ilumina Famalicão neste Natal

São milhares de luzinhas que piscam em sincronia formando desenhos coloridos alusivos ao Natal, espalhadas por cerca de 30 ruas, avenidas, rotundas e praças da cidade de Famalicão. É uma árvore de Natal que está de regresso ao centro da cidade – agora na Praça 9 de abril – depois de um ano de interregno devido à pandemia da Covid 19. É a música que alegra o ambiente e aquece os corações dos transeuntes. O Natal já chegou a Famalicão esta segunda-feira e irá animar a cidade até ao início de janeiro.

 

Coube a Mário Passos, presidente da Câmara Municipal assinalar o arranque da programação de Natal. Para o autarca “o Natal é acima de tudo a festa da família, da comunidade, do convívio e da partilha”. O embelezamento da cidade cumpre assim “uma função muito importante, nesta época, que é despertar na comunidade os sentimentos de esperança, magia, alegria e solidariedade”, referiu, acrescentando que “ainda com muitas cautelas e grande responsabilidade pela saúde pública, voltamos a pensar o Natal, como uma época de festa, trazendo alegria à cidade e apoiando o comércio”.

 
 

“Depois de um ano tão difícil, queremos levar o Natal a todos os famalicenses, ancorando-o a uma mensagem de esperança, alegria e confiança num futuro mais risonho”, sublinhou ainda Mário Passos, apostado em “fazer de Famalicão o lugar do Natal”, num momento em que o centro da cidade se apresenta renovado com obras de requalificação urbana ainda não concluídas.

Também Fernando Xavier Ferreira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), salientou a importância do ambiente natalício para “a economia local e para o comércio em particular”.

 
 

Do programa de animação, Mário Passos destacou o espetáculo do Circo de Papel, promovido pelo INAC – Instituto Nacional das Artes do Circo que também está de regresso ao Parque da Juventude entre 3 de dezembro e 6 de janeiro, para júbilo de miúdos e graúdos, com Aquarela.

O Mercado de Natal, com artesanato e produtos tradicionais, volta também a animar a cidade, decorrendo, desta vez, nos espaços interiores e zona envolvente à Praça – Mercado Municipal, entre 26 de novembro e 9 de janeiro.

 

A música natalícia irá fazer-se ouvir com os Concertos de Natal “Comunidades em Coro”, com uma dúzia de espetáculos, entre 1 de dezembro e 9 de janeiro. A iniciativa que arrancou em 2019, culminou num verdadeiro sucesso, realizando-se este ano na Praça – Mercado Municipal.

A Cabana Solidária do Pai Natal, com a recolha de bens para posterior distribuição pelas famílias carenciadas, é já um dos momentos mais emblemáticos da época natalícia em Famalicão. Entre 12 e 24 de dezembro, a Cabana Solidária estará de portas abertas na Praça 9 de abril, acolhendo solidariedade, mas também muita animação e magia.

 

Por toda a cidade, entre ruas, praças, avenidas, largos e jardins, se sentirá a dinâmica e o pulsar da época natalícia, com o envolvimento dos comerciantes, dos habitantes e dos transeuntes. Para os mais novos não faltarão motivos para a brincadeira, a começar pelo carrossel e pelo comboio de natal.

Comentários

comentários

Você pode gostar...