Quantcast
 
 

Ataque Terrorista faz três mortes e 15 feridos em Viena

As autoridades austríacas divulgaram esta terça-feira de madrugada mais informações sobre a sério de tiroteios que aconteceu no dia anterior em Viena, em que vários suspeitos armados com espingardas dispararam sobre dezenas de pessoas – morreram três pessoas e ficaram feridas outras 15, avança a polícia no Twitter. Autoridades falam em ataque com propósito islâmico.

 

Morreram dois homens e uma mulher, que não resistiu à gravidade dos ferimentos no último ataque. Entre os óbitos, está um dos atacantes, que foi abatido pelas autoridades. Em relação aos 15 feridos, um deles é um agente da polícia.

 
 
Policia Austríaca

“Como resultado deste terrível crime (…) uma segunda mulher morreu na sequência dos ferimentos”,afirmou Michael Ludwi, autarca de Viena.

Numa série de seis tiroteios, o primeiro ataque começou por volta das 20h00 (menos uma hora em Lisboa) na sinagoga principal de Viena, que estava fechada na altura e fica numa rua central, próxima de uma zona muito frequentada com vários bares.

 
 

“Estávamos a comer e a beber, quando ouvimos os tiros. No começo pensámos que fosse fogo de artifício, mas ouvimo-los mais de perto e as pessoas reagiram com pânico”, descreveu Petra, uma brasileira que estava no local na altura do ataque.

Também o rabino Schlomo Hofmeister contou à agência de notícias espanhola EFE que ouviu “100 tiros” logo no início do ataque. “Pelo menos um atacante disparou contra pessoas que estavam sentadas à frente de bares e restaurantes. As pessoas correram em pânico para dentro, mas o atacante seguiu-as e atirou lá dentro também”, disse.

 

Os suspeitos deslocaram-se por vários pontos das cidades e várias pessoas, ao se aperceberem da situação, refugiaram-se em bares e restaurantes. Na Ópera de Viena, por exemplo, ou em salas de concerto como o Konzerthays ou o Musikverein, milhares de pessoas permaneceram lá dentro sob escolta policial.

Na altura, a polícia montou um grande dispositivo de segurança para localizar pelo menos um terrorista, que acabou por fugir.

 

Segundo escrevem as autoridades no Twitter, o suspeito que acabou por ser morto pela polícia “estava armado com uma espingarda e outras armas” e “parecia estar a usar um colete de explosivos que, afinal, era falso”.

A mesma fonte adianta que a equipa da SWAT já efetuou buscas no apartamento do presumível atacante e que, neste momento, está a ser feita a avaliação de vários vídeos e fotografias captados durante os acontecimentos.

 

“Estou feliz que os nossos polícias já tenham eliminado um dos autores. Nunca seremos intimidados pelo terrorismo e lutaremos contra esses ataques com todos os meios”, declarou Sebastian Kurz, chanceler austríaco, que considerou os tiroteios como “ataques terroristas nojentos”.

A polícia austríaca adiantou entretanto na mesma rede social que se tratou de um “ataque com um motivo islâmico.”

O governo apelou às pessoas para não saírem de casa, só apenas quando necessário, por considerar que a situação de perigo ainda se mantém.

Este é o primeiro ataque na capital da Áustria em 35 anos, tendo o último ocorrido em 1985, onde foram mortas três pessoas e 39 ficaram feridas pelo grupo palestiniano Abu Nidal.

In: Sapo/I

Comentários

comentários

Você pode gostar...