Câmara Municipal de Barcelos comemora Dia Internacional dos Museus

A Câmara Municipal de Barcelos associa-se uma vez mais às comemorações do Dia Internacional dos Museus, e de forma a assinalar esta data realiza-se, no Museu de Olaria, um conjunto diversificado de atividades.

 

O programa inicia no dia 18 de maio, às 15h30, com a sessão “No Minho…As mulheres fazem-se de barro”, iniciativa inserida no Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” do Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

 
 

A iniciativa que se insere no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020, será transmitida em direto na página Facebook do Município de Barcelos e pretende refletir sobre a olaria como uma arte identitária de Barcelos e o seu contributo para a educação artística, assim como para o reconhecimento de que o figurado e outros trabalhos em barro feitos manualmente são executados essencialmente por mulheres. Entre uma vida dura de trabalho e de tarefas domésticas algumas mulheres modelavam em barro pequenas figuras, vendidas nas feiras, festas e romarias.

O painel de intervenientes é composto pelos investigadores Isabel Maria Fernandes (directora do Museu Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo Guimarães), Armando Malheiro (professora catedrático na Faculdade de Letras da UP) e Alexandre Alves Costa (professor catedrático jubilado).
Haverá ainda uma performance teatral “Diabo com os pés de barro” interpretada pelo Grupo de Teatro Itinerantenredo.

 
 

Este ciclo de conferências vai percorrer os 24 municípios de Viana e Braga. “Pretende-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários”, informa a organização em comunicado.

A participação nestas sessões é gratuita, contudo e considerando as regras de ocupação do Museu de Olaria de Barcelos, por razões de segurança sanitária, solicitamos, que, na possibilidade de participação, a inscrição seja efetuada através do site www.minhoin.com de forma a procedermos à respetiva reserva. As inscrições são limitadas assegurando as recomendações e regras da DGS (orientação 028/DGS) na prevenção do Covid_19.

 

Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Museu de Olaria promove de 18 a 21 de maio, das 10h00 às 17h30, visitas guiadas para grupos até 10 elemento e oficinas de criatividade abertas ao público em geral.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...