Cerca de 170 hortelãos já cultivam nas novas Hortas Urbanas de Famalicão

As novas Hortas Urbanas de Famalicão (HUFA), localizadas na Avenida dos Descobrimentos, uma área muito próxima do centro da cidade, já estão em pleno funcionamento, com cerca de 170 utilizadores a trabalharem as suas hortas e uma lista de espera de 70 candidatos, que aguardam neste momento formação.

 
Hortas

Com aproximadamente dois hectares de área, quase o dobro das antigas hortas que confrontavam com o Parque da Devesa, os hortelãos ganharam novos espaços para o cultivo de produtos hortícolas.

 
 

No total, as novas hortas são constituídas por 178 talhões de 25 m2; 11 talhões de 100 m2; 11 hortas de 50 m2 e 20 hortas elevadas de fácil acesso. O espaço acolhe ainda uma casa principal; oito casas de apoio aos hortelãos, bancos e mesas, árvores de fruto, um canteiro de aromáticas e zona de compostagem entre outras zonas úteis.

A criação deste espaço permitiu prolongar a área de lazer e fruição ambiental em Famalicão através das margens do Rio Pelhe,  que atravessa o Parque da Devesa e, agora, as Hortas Urbanas.

 
 

“É um novo espaço de defesa e valorização ambiental de Vila Nova de Famalicão, que vem ao encontro de um dos grandes propósitos do novo Executivo, que é o de salvaguardar o meio ambiente  e de criar espaços para as pessoas poderem desenvolver atividades lúdicas saudáveis, condição essencial para a sua saúde e bem estar”, refere a propósito o novo Presidente da Câmara, Mário Passos.

Os interessados em beneficiar de um talhão para cultivo devem preencher o formulário de candidatura às Hortas Urbanas, disponível nos serviços municipais do Balcão Único ou através do portal em https://www.famalicao.pt/formularios-famalicao

 

A formação em agricultura modo de produção biológica é uma condição de obrigatoriedade para a atribuição de um talhão das HUFA. A autarquia promove a sua realização. Os talhões são depois atribuídos por ordem de chegada.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...