CIM do Ave disponibilizou quatro biotrituradores para apoiar os Sapadores Florestais a operar no território da NUT III Ave.

A Comunidade Intermunicipal do Ave iniciou, no passado dia 26 de maio, o processo de cedência dos Biotrituradores aos Municípios de Vieira do Minho, Vizela, Cabeceiras de Basto, Guimarães, Mondim de Basto, Fafe e Póvoa de Lanhoso.

 

Na sequência de um Aviso de Concurso lançado pelo PO Norte 2020, a CIM do Ave apresentou uma candidatura no âmbito da proteção contra riscos de incêndios.

 
 

Esta candidatura, para além de prever a aquisição de equipamentos, visou igualmente a implementação de ações de sensibilização direcionadas a toda a população, com o objetivo de valorizar a floresta e diminuir os comportamentos de risco.

A Região Norte, face à elevada ocupação florestal, é anualmente fustigada por um elevado número de incêndios, que colocam muitas vezes em causa a segurança das populações.

 
 

Os municípios da NUT III Ave viram aqui uma oportunidade para dotar o território com biotrituradores, possibilitando, assim, a eliminação dos sobrantes provenientes das ações desenvolvidas pelos Sapadores Florestais, sem recurso ao uso do fogo.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...