Quantcast
 
 

Cursos livres de Chinês com inscrições abertas na UMinho

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho tem abertas as inscrições para os seus cursos livres de Chinês Turístico e Comercial, de Língua e Cultura Chinesas, de Chinês como Primeira Língua e ainda de Chinês para crianças, este em formato online.

 
chines

O primeiro arranca a 16 de outubro e decorre até junho de 2022, ao sábado de manhã, no campus de Gualtar, em Braga. O segundo inicia a 18 de outubro e com duas opções: à segunda e quarta-feira, às 18h30-20h00, no campus de Gualtar; ou à terça e quinta-feira, à mesma hora, no campus de Azurém, em Guimarães.

 
 

Chinês Turístico e Comercial é oferecido nos níveis básico, intermédio e avançado. O nível básico I permite o conhecimento geral daquela língua e de como difere da escrita alfabética. Há ferramentas audiovisuais para apoio à aula e ao estudo pessoal dos alunos, que vão ainda dominar vocabulário e expressões para comunicações comuns e habituar-se à escrita e leitura ideográfica. No final, têm um certificado de participação e ficam aptos para o nível 1 do Exame Oficial de Língua Chinesa (HSK), o único que reconhece o nível de Chinês em qualquer parte do mundo. Já nos outros níveis do curso desenvolve-se a expressão oral e escrita, a compreensão auditiva e textual e o conhecimento e a sensibilidade culturais, em particular para o turismo e comércio, garantindo também preparação para os níveis seguintes do exame HSK.

Língua e Cultura Chinesas é oferecido nos níveis básico e intermédio e tem um contexto similar de 90 horas, embora proporcionando unidades culturais sobre o quotidiano, os ambientes profissionais, a geografia, a história e a cultura chinesas, essenciais para vencer barreiras comunicacionais interculturais.

 
 

Para sino-descendentes e crianças

Já o curso de Chinês como 1ª Língua destina-se a chineses que cresceram ou nasceram em Portugal. A maioria deles é fluente na oralidade, por isso o objetivo é aprofundar sobretudo o conhecimento daquele idioma a nível escrito e gramatical, sempre com apoio audiovisual na aula e pós-aula. A formação começa a 16 de outubro e decorre até junho de 2022 no campus de Gualtar, sempre ao sábado das 14h30 às 17h30, num total de 90 horas.

 

Está ainda previsto um curso online de Chinês para crianças dos 8 aos 14 anos. Este formato nasceu aquando da pandemia, para apoiar à distância os alunos das escolas básicas e secundárias parceiras do Instituto Confúcio. As inscrições podem ser feitas para confucio@confucio.uminho.pt. Pretende-se adequar as turmas por níveis de conhecimento e com horários tendencialmente flexíveis.

Praticar wushu kung-fu

 

Entretanto, a 18 de outubro tem início o curso de wushu kung-fu, que alia práticas ancestrais e princípios modernos de desporto. As aulas são à segunda e quarta-feira, das 8h30 às 9h30, no Complexo Desportivo do campus de Gualtar. Os professores são Alexandre Oliveira e Ana Rita Rego, responsáveis pela multipremiada Escola Jing-she. O wushu é candidato a modalidade olímpica, conta com mais de 150 federações filiadas no mundo e tem gerado uma adesão exponencial nas suas diversas vertentes.

As fichas de inscrição, preços e outros detalhes dos vários cursos estão em www.confucio.uminho.pt.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...