Quantcast
 
 

Dia Mundial do Alzheimer comemorado em Vila Verde

A Casa da Alegria no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer apresentou o Caderno dos Sentidos. Este caderno, além da sensibilização da doença, pretende incluir os contributos dos utentes, numa perspetiva de inclusão e
empoderamento.

 
alzeimer


Esta apresentação decorreu no Jardim Terapêutico e Sensorial (JTS) da Casa da Alegria, projeto beneficiário do Programa de Parcerias para o Impacto – POISE, Portugal 2020.
Este espaço é um lugar de lazer, recreativo, de reabilitação, sensorial e de socialização.

 
 


A cerimónia contou com as intervenções da Diretora Técnica da Casa da Alegria, Andreia Costa, da representante da Região Norte na estrutura de missão Portugal Inovação Social, Drª Helena Loureira, da psicóloga e técnica superior do IPCA, Drª Carla Cruz e da Vereadora da Ação Social do Município de Vila Verde, Drª Júlia Fernandes.


A representante da Região Norte da estrutura da missão Portugal Inovação Social referiu que o Jardim Terapêutico e Sensorial, como resposta de Inovação Social é única no país.
A inovação social foi o tónico da tarde subscrito pela Drª Carla Cruz e da Drª Júlia Fernandes.

 
 


Foram ainda, assinados 14 protocolos de cooperação bilateral com instituições dos concelhos de Amares, Braga, Vila Verde e Terras de Bouro (Centro Social da Casa do Povo de Escariz, Cas do Povo do Vale do Cávado, Santa Casa da Misericórdia de Amares, Centro de Apoio aos idosos de Bouro Santa Maria, Casa do Povo de Pico de Regalados, Lar do Trabalhador da Vila de Prado, Associação Cultural e Recreativa de Aboim da Nóbrega, Casa do Povo de Ribeira do Neiva, Centro Social de Valdozende, Centro Convívio de Carvalheira, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Vale D´Este, Associação de Solidariedade Social de S. Tiago de Fraião, Lar D. Pedro V e Amigos da Terceira Idade de Palmeira) de forma a abranger mais beneficiários do Jardim Terapêutico e Sensorial.

De realçar, a importância que este projeto teve em tempos de pandemia possibilitando “saídas” seguras com os utentes, reforça Andreia Carneiro, Coordenadora da Animação do CSVH.

 


O Centro Social do Vale do Homem assinou ainda, protocolo com a Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga, a Associação Empresarial do Vale do Homem e com a DTC Associação Cães pelas pessoas.


O Presidente de Direção terminou as intervenções, informando que a instituição pretende a criar um Centro de Apoio ao Alzheimer do Vale do Homem.
O encerramento da cerimónia pertenceu à Associação Educação, Cultura e Artes (AECA) que proporcionou um momento musical na voz da Sara Salazar e ao piano, Tiago Simães.

 


De realçar que ainda, no âmbito das iniciativas do Mês Mundial do Alzheimer em parceria com o Centro Apoio Alzheimer Viseu / Obras Sociais Viseu, o CSVH iluminou a fachada da Casa da Alegria nos dias 20, 21 e 22 de setembro de roxo. Também o Município de Vila Verde se une a esta causa, iluminando a Fonte “Torre dos Padroeiros”, na Praça do Município.

Catarina Sousa

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...