“ Do Ferro à Arte – Pelas mãos de Júlio Ferreira” no Posto de Turismo de Barcelos

Abre ao público, amanhã (29 de outubro), pelas 17h00, no Posto de Turismo de Barcelos, a exposição “Do Ferro à Arte – Pelas mãos de Júlio Ferreira”.

 
exposição


A iniciativa pretende dar a conhecer a obra deste artesão, que se dedica à produção de trabalhos em ferro, produzindo peças utilitárias e decorativas de enorme valor artístico.
As suas criações representam maioritariamente profissões, mas Júlio Ferrreira produz todo o tipo de peças, nomeadamente galos de Barcelos, presépios, e artigos utilitários e decorativos para o lar. Apesar da rigidez da matéria-prima, parece não haver limites para a sua criatividade e imaginação.

 
 


Natural da freguesia de Cambeses, aventurou-se no artesanato a tempo inteiro, no ano de 1995, por influência da esposa Glória de Jesus, também ela artesã, mas no ramo de bordado de crivo.


Júlio Ferreira tem méritos reconhecidos em todo o país e já obteve um 3.º  lugar no concurso da 9ª Edição do INOVART, promovido pela Adere-Minho, com a obra “Cérebros Alucinados”, peça executada em ferro forjado.
O artesão é mais um bom exemplo da criatividade das gentes de Barcelos, que com a sua veia artística muito contribuem para que o concelho faça parte da Rede das Cidades Criativas da UNESCO, no setor do artesanato e arte popular.

 
 


A exposição “Do Ferro à Arte – Pelas mãos de Júlio Ferreira” está patente até 28 de novembro, na sala multimédia do Posto de Turismo de Barcelos, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00; aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e, aos domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.
A entrada é livre.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...