Quantcast
 
 

EN 103 entra na rota das “road trips”

Mais de uma dezena de municípios reuniu em Bragança com o intuito de conceber uma estratégia comum de valorização e promoção turística da Estrada Nacional 103 (EN 103) que liga Viana do Castelo e Bragança. O projeto – para concluir antes do próximo Verão – envolve 12 municípios, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte (TPNP), duas áreas protegidas e cinco comunidades Intermunicipais com um “património” comum. Desta forma, a EN 103 prepara-se para entrar na rota das estradas turísticas do Norte de Portugal, juntando-se por exemplo à Nacional 2 e à Nacional 222.

 
EN 103
Imagem Ilustrativa

Tendo em conta o fluxo turístico que a Nacional 2 tem movimentado, fruto de toda a divulgação e promoção desta estrada que atravessa Portugal, desde Chaves até Faro, chegou o momento de se preparar uma estratégia comum para a divulgação e consequente valorização da Nacional 103, colocando-a no mapa internacional das “Road Trips” mais belas do Mundo.

 
 

Assim sendo, com o objetivo de implementar uma estratégia comum tendo em vista a valorização e a promoção turística da N103, o município de Bragança e o Turismo do Porto e Norte, promoveram uma reunião com os municípios de Barcelos, Boticas, Braga, Chaves, Esposende, Montalegre, Póvoa de Lanhoso, Valpaços, Viana do Castelo, Vieira do Minho e Vinhais. Com uma extensão de 274 quilómetros, a N103 liga o litoral minhoto, a partir da localidade de Neiva (Viana do Castelo), a Bragança e abrange, entre outros, territórios únicos como o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), o Parque Natural de Montesinho, Reservas da Biosfera Transfronteiriças e a Barragem dos Pisões, agregando uma riqueza ímpar ao nível da gastronomia, raças autóctones e produtos endógenos, património histórico, religioso e arqueológico.

ESTRADA NACIONAL 103

 
 

A EN 103 é uma estrada que liga o litoral minhoto ao interior trasmontano. Começa em Neiva, perto de Viana do Castelo, onde entronca com a EN 13, e prolonga-se por uma paisagem multifacetada pelo Este do Alto Minho, e por toda a zona Norte de Trás-os-Montes. A N103 estende-se por 274 quilómetros. Atravessa o Norte de Portugal, a partir do litoral minhoto, na localidade de Neiva, em Viana do Castelo, até à cidade de Bragança, passando por Barcelos, Boticas, Braga, Chaves, Esposende, Montalegre, Póvoa de Lanhoso, Valpaços, Viana do Castelo, Vieira do Minho e Vinhais.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...