Quantcast
 
 

Estudo sobre festas de estudantes de Guimarães oferecido a instituições nicolinas

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, ofereceu o livro sobre o estudo antropológico das Festas Nicolinas à Irmandade de São Nicolau, à Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (AAELG), à Associação de Comissões de Festas Nicolinas (ACFN) e à Comissão de Festas Nicolinas 2020.

 
nicolinas

O estudo, elaborado por Jean-Yves Durand, investigador e docente na Universidade do Minho, com a participação de António Amaro das Neves, Rui Faria, Hugo Castro e Clara Saraiva, foi simbolicamente entregue no encerramento das Festas Nicolinas 2020, numa visita que efetuou às respetivas instituições, juntamente com a Vereadora da Cultura, Adelina Pinto, e o Presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha.

 
 

O documento, que realça o fervor comunitário e uma manifestação vimaranense com mais de 300 anos, em honra de São Nicolau, insere-se no trabalho que está a ser realizado no âmbito da candidatura das Festas Nicolinas a Património Cultural Imaterial da UNESCO. 

“Estamos a realizar um trabalho participativo e coletivo, com a envolvência das nossas pessoas e das nossas instituições nicolinas. Todos os vimaranenses estão envolvidos nas Festas Nicolinas e, quando assim é, nada consegue travar uma maior notoriedade e vivência das festas dos estudantes de Guimarães, uma das mais antigas do País que representam uma das expressões maiores do património cultural imaterial vimaranense”, defende Domingos Bragança.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...