FIA Hill Climb Masters marca o regresso de Braga aos melhores eventos desportivos

Está tudo a postos para que Braga volte a entrar na rota dos grandes eventos desportivos. A quarta edição do FIA Hill Climb Masters promete um fim-de-semana de emoções, trazendo à Cidade a elite mundial dos pilotos da categoria de montanha e milhares de aficionados do desporto automóvel.

 
Fia

Depois de Luxemburgo, República Checa e Itália, a prova chega a Portugal de 8 a 10 de Outubro, no mítico traçado da Rampa da Falperra, num traçado que foi encurtado para cerca de três quilómetros.

 
 

O princípio fundamental do FIA Hill Climb Masters consiste num evento com os melhores pilotos internacionais e, para esta verdadeira Taça das Nações, já estão inscritos 150 participantes, em representação de 15 nacionalidades, transformando esta prova num dos momentos altos de 2021 do desporto automóvel português.

Os critérios de elegibilidade para esta competição são baseados nas classificações finais (ou terminados a 12 de Setembro) do Campeonato Europeu e da Taça FIA (Top 12) e dos campeonatos nacionais ou locais (Top 5 em geral, Top 3 das subclassificações do grupo).

 
 

A prova, com a chancela da FIA – Federação Internacional do Automóvel, da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e do CAM – Clube Automóvel do Minho, é recebida com “muito entusiasmo” por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esperando que esta edição seja “um marco na vida da Cidade e que contribua para a contínua afirmação da marca Braga”.

“Quer em provas de montanha como esta, ou em diversas competições nacionais e internacionas, o Município tem procurado garantir todas as condições para que Braga continue a ser um espaço de referência a nível nacional e internacional. Nos últimos anos temos sido palco de grandes eventos desportivos e esta será, certamente, uma competição que ficará na memória de todos os Bracarenses”, referiu o Autarca, durante a apresentação da prova que decorreu esta Quinta-feira, no Altice Forum Braga.

 

Prova promete um fim-de-semana de grandes emoções

Para esta competição estão reservados vários momentos de envolvimento da comunidade. As verificações técnicas começam na Quinta-feira, 7 de Outubro. Na Sexta-feira, dia 8, continuam as verificações técnicas, estando ainda o dia reservado para o desfile de pilotos e nações em pleno centro da Cidade de Braga. Um desfile pelo centro histórico, com as 18 nações e restantes pilotos a desfilarem com as suas bandeiras desde o Arco da porta Nova até à Praça da República que promete ser um dos pontos altos deste evento.

 

Sábado, dia 9 de outubro, será inteiramente dedicado à prática de eliminatórias, com três subidas programadas. Domingo, 10 de Outubro, será o dia D, também com três subidas.

O ‘padock’ estará localizado no Sameiro e o Masters contará com várias áreas onde o público poderá assistir à prova, assim como bancadas localizadas em vários pontos-chave. Os bilhetes poderão ser adquiridos online e deverão ser posteriormente trocados por pulseiras de acesso à prova. Vão existir quatro pontos de troca nas imediações da prova e também no Posto de Turismo de Braga.

Esta é uma competição única que se realiza desde 2014, de dois em dois anos, sempre em diferentes países. A última edição do FIA Hill Climb Masters, que se realizou em Itália, contou com a participação de cerca de 200 pilotos e a organização acredita que em Braga os números de participação sejam idênticos, prometendo trazer muitas emoções aos aficionados do desporto automóvel.

A prova terá transmissão online através dos canais oficiais, estando a organização neste momento em negociações com uma operadora de televisão.

 

Todas as informações sobre o FIA Hill Climb Masters de Braga estão disponíveis em: https://hcmasters2021.com

Comentários

comentários

Você pode gostar...