Francisco Alves visitou obras no antigo refeitório e livraria do Mosteiro

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado do vereador Eng. Pedro Sousa, visitou esta manhã, dia 5 de janeiro, as obras de restauro e reabilitação do antigo refeitório, bem como os trabalhos de
infraestruturação da livraria do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, intervenções que têm como objetivo valorizar arquitetónica e patrimonialmente este monumento beneditino.

 
Obras


O antigo refeitório do Mosteiro, onde funcionou durante 20 anos o Auditório Municipal Ilídio dos Santos, está a ser requalificado para dar lugar a um espaço polivalente e multifuncional – Espaço Ilídio dos Santos – em especial, local de acolhimento aos visitantes do Mosteiro.
Na oportunidade, o presidente da Câmara trocou algumas impressões com o Doutor Francisco Queiroga, arqueólogo que acompanha o desenvolvimento dos trabalhos.

 
 


Na livraria do Mosteiro, continuam a decorrer os trabalhos de remoção do soalho para a instalação das infraestruturas de rede elétrica e aquecimento, entre outras, a que se seguirá a reparação de vãos exteriores, novo piso e instalação de mobiliário e iluminação.
Quando concluída esta intervenção, o espaço disponibilizará documentos físicos e digitais relacionados com a presença beneditina em Cabeceiras de Basto, sendo também ali instalado o Centro de Estudos Beneditinos recentemente criado.
As empreitadas, adjudicadas à empresa José Manuel Pinto & Ribeiro, Lda., são financiadas por fundos comunitários através do Norte 2020 – FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Comentários

comentários