Guimarães no topo dos concelhos distinguidos com os Galardões Eco-Escolas

Guimarães está entre os concelhos com mais Eco-Escolas em Portugal, tendo sido atribuído o galardão a 40 escolas vimaranenses e ainda três Eco-Agrupamentos. O anúncio decorreu esta terça-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, na cerimónia que serviu para reconhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da educação para a sustentabilidade e atribuir prémios às escolas vencedoras, organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

 
ecoescolas

Esta cerimónia contou com a participação do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, realçando que a consciência ambiental começa nas escolas. “Este é um projeto de grande significado. Através do eco-escolas tem sido possível em cada uma das escolas modificar a sua face visível e aí contaminar as nossas comunidades. Sabemos bem que quando começámos a reciclar nas nossas escolas ainda não se reciclava na nossa sociedade, quando a consciência ambiental apareceu nas escolas a sociedade não falava nisso. Foi a partir da escola que acabámos por mudar gerações de portugueses”, afirmou o ministro.

 
 

A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, presente no evento, destacou o acompanhamento desenvolvido pelas escolas do concelho na estratégia da sustentabilidade ambiental que tem sido implementada pela autarquia. “Há uma preocupação constante das nossas escolas com as questões ambientais, e este é o resultado do trabalho desenvolvido. Demonstra que, apesar dos condicionalismos associados à situação de pandemia, conseguiram cumprir os seus programas e a metodologia Eco-Escolas, no âmbito do desígnio assumido pelo Município de Guimarães com o objetivo central nas questões ambientais, envolvendo a comunidade, as suas escolas e principalmente as crianças no âmbito das boas práticas do ambiente”, salientou. 

No ano letivo 2020/2021 foram galardoadas 1620 escolas. O concelho de Guimarães está entre os cinco melhores a nível nacional. Para além dos 40 galardões Eco-Escolas entregue a Guimarães, foram ainda distinguidos três Eco-Agrupamentos (Agrupamentos 100% Eco-Escolas): Agrupamento de Escolas Virgínia Moura; Agrupamento de Escolas João de Meira e Agrupamento de Escolas das Taipas.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...