I3Bs da Universidade do Minho celebra 3º aniversário

O Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (I3Bs) da Universidade do Minho realiza na próxima segunda-feira, dia 29, entre as 10h30 e as 12h00, a cerimónia do seu 3º aniversário e do 22º aniversário do Grupo de Investigação 3B’s, através da plataforma online Zoom.

 
ave park

A sessão solene conta com intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da presidente do I3Bs, Manuela E. Gomes, e do cientista Rogério Pirraco, que recebeu um dos oito projetos individuais (por vezes denominados bolsas) do Conselho Europeu de Investigação (ERC) já atribuídos ao Grupo 3B’s. Esse projeto, denominado CapBed, procura criar metodologias únicas para ligar os vasos sanguíneos do paciente a órgãos/tecidos a transplantar produzidos em laboratório por engenharia de tecidos. Prevê-se ainda a entrega dos prémios de Melhor Tese de Doutoramento, Melhor Artigo Experimental e Melhor Artigo de Revisão do I3Bs no último ano.

 
 

O I3Bs é uma referência mundial na sua área científica e a primeira unidade orgânica de investigação criada em universidades públicas portuguesas. Opera no AvePark, em Guimarães, e engloba o Grupo 3B’s e o 3B’s Inovação e Serviços, contando com 180 colaboradores altamente qualificados com origem em inúmeros países. Sedia ainda o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (Expertissues), com filiais em 13 países, a Associação A4TEC e é a base da TERM Research Hub – Instituto Cidade de Guimarães, o maior projeto do Roteiro Nacional de Infraestruturas Cientificas Estratégicas, cujo novo edifício se encontra em fase de conclusão.

O I3Bs acumula diversas distinções e prossegue a sua missão na formação e no avanço científico-tecnológico em novos materiais, libertação controlada de fármacos, engenharia de tecidos, medicina regenerativa, nanomedicina e isolamento e diferenciação de células estaminais. O site oficial é www.i3bs.uminho.pt.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...