Iniciativa “Do Ferro ao Ouro” decorre em Braga sob a designação “O Esplendor Áureo”

A iniciativa de programação cultural em rede designada por “Do Ferro ao Ouro”, resultado de uma candidatura conjunta dos Municípios de Barcelos, Esposende e Braga, visa divulgar o património histórico e cultural destes Municípios.

 
Braga
Imagem Ilustrativa

Após a sua realização nos Concelhos de Barcelos e de Esposende, o Município de Braga desenvolverá a sua programação sob a designação de “O Esplendor Áureo”, aludindo a um dos epítetos de Braga como a «a cidade do Barroco» e procurando revelar todo o vasto património artístico e arquitectónico dessa época.

 
 

Os diferentes espectáculos e iniciativas decorrerão entre os dias 22 e 26 de Setembro, contemplando um total de 20 iniciativas, das quais 12 programadas ao ar livre, com 6 eventos de carácter internacional com apresentações e itinerâncias de iniciativas culturais em Esposende e Barcelos.

Do programa constarão visitas guiadas diárias a diferentes espaços patrimoniais que permitirão melhor conhecer as relevantes obras artísticas e arquitectónicas do barroco Bracarense.

 
 

Também se realização diversas visitas com encenações e recriações de época que permitirão aos participantes vislumbrar os diferentes quotidianos do Mosteiro de São Martinho de Tibães e também dos Palácios dos Biscainhos e do Raio, os actuais Museu dos Biscainhos e Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga, respectivamente. Complementando essas visitas, também serão realizadas diferentes actividades de mediação educativa e cultural que permitirão aos participantes a aprendizagem e expressão inspirada da sua criatividade.

Serão proporcionadas propostas teatrais como as peças «Cândido, ou o Optimismo», a partir do texto de Voltaire, e o Teatro de fantoches «Perséfone e as Estações do Ano», duas produções da Sons e Ecos.

 

A Música e a Dança do Barroco também serão contempladas no programa através da realização de diferentes concertos em diversos espaços culturais e patrimoniais da cidade. Na Igreja da Misericórdia realizar-se-á o concerto «Barroco Festivo», pelo Ensemble D. João V e, no Theatro Circo, o concerto «Esplendor e Exuberância do Ouro Musical», pelo Com.Cordas Ensemble, com direcção artística de Miguel Simões. A Igreja de São Paulo acolherá o concerto «Joias do Barroco Musical», pelo Alorna Ensemble, com a direcção musical de Tera Shimizu.

A entrada em todos os eventos será gratuita, ainda que sujeita a inscrição e/ou reserva de bilhetes, através da seguinte hiperligação: cmbcultura.eventbrite.com.

 

Programa actualizado e mais informações em: www.do-ferro-ao-ouro.pt.

A operação “Do Ferro ao Ouro” foi apresentada à Autoridade de Gestão do NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte n.º 14-2020-25, sendo cofinanciada no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Comentários

comentários

Você pode gostar...