Quantcast
 
 

Investigador da UMinho premiado por inovação na logística

O investigador José Carlos Soares Brandão, da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, criou um modelo que consegue reduzir os custos e aumentar a eficiência na logística das empresas. O seu algoritmo foi testado num vasto conjunto de problemas da literatura científica, tendo reduzido em cerca de 1% a distância total percorrida pelos veículos de distribuição, relativamente às melhores soluções existentes.

 
professor josé brandão

Com este trabalho, publicado no European Journal of Operational Research, José Soares Brandão venceu ontem o Prémio de Investigação da EEG. O galardão distinguiu o autor desta Escola que teve o artigo científico de 2020 mais votado pelos presidentes dos conselhos científicos das principais faculdades de economia, gestão e ciência política em Portugal.

 
 

No artigo “A memory-based iterated local search algorithm for the multi-depot open vehicle routing problem”, José Soares Brandão resolveu um problema que tem sido pouco estudado. Em concreto, a definição das rotas de veículos quando há múltiplos armazéns, a partir dos quais as mercadorias são enviadas aos clientes, tendo como objetivo fazer as entregas requeridas e minimizar os custos da distribuição. A característica mais inovadora do algoritmo proposto é a utilização de memória para orientar a pesquisa das melhores soluções.

José Carlos Soares Brandão nasceu e vive em Braga há 63 anos. É doutorado em Investigação Operacional pela Universidade de Lancaster (Reino Unido) e está na UMinho desde 1987, sendo diretor do mestrado em Gestão, professor associado com agregação do Departamento de Gestão e investigador do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE).

 
 

Prémio de Investigação da EEG foi criado em 2009, é entregue em cada cerimónia de aniversário desta Escola e já laureou Luís Aguiar-Conraria, Odd Rune Straume, Gilberto Loureiro, Francisco Veiga, Linda Veiga, Cristina Amado, Miguel Portela, Rosa Branca Esteves, Nelson Areal e Ricardo Sousa, além de José Soares Brandão.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...