‘Martírio Verde’ de Santa Senhorinha no seu Mosteiro de São João de Vieira”

A Câmara Municipal de Vieira do Minho, em parceria com o Consórcio Minho Inovação, vai organizar uma conferência subordinada ao tema “Fugir do Mundo e Fundar Portugal – O ‘Martírio Verde’ de Santa Senhorinha no seu Mosteiro de São João de Vieira”.

 
Casa de Lamas


Este evento vai decorrer no próximo dia 14 de novembro, pelas 15h30, na Casa da Cultura de Vieira do Minho – Casa de Lamas. Este integra a ação Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” inserida no projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

 
 


A conferência irá contar com a participação de um reputado painel de investigadores, constituído por José Carlos Lopes de Miranda, professor auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa; por Aida Sampaio Lemos, professora e investigadora no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Maria Sofia Santos arquiteta, investigadora e professora na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. A mesa redonda será moderada por Maria Amélia Ribeiro de Carvalho, docente da Universidade do Minho.


Esta sessão será transmitida on-line através link seguinte: https://pt-pt.facebook.com/vieiradominho.municipio/
Neste Ciclo de Conferências, que percorre os 24 municípios do Minho, pretende-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...