Município de Braga adere a aliança transnacional para combater espécie invasora

O Município de Braga acaba de aderir à aliança estratégica transnacional de luta contra a erva-das-pampas (Cortaderia selloana), no âmbito do projeto internacional LIFE + STOP CORTADERIA.

 
Braga

O compromisso conta com a participação de várias entidades nacionais e internacionais e tem como principal objetivo controlar a expansão desta espécie exótica invasora.

 
 

A colonização por esta espécie exótica invasora, também conhecida por penachos ou plumas, contribui para a perda de qualidade da paisagem e da biodiversidade.

A Cortaderia selloana substitui-se à vegetação autóctone, provoca perda de conectividade com a fauna e reduz a produtividade das pastagens naturais, bem como das florestas. A par das questões ambientais, esta espécie contribui para a ocorrência de alergias na população.

 
 

O projeto, coordenado pela Associação Amica, conta com o cofinanciamento da Comissão Europeia através do programa LIFE, do Ministério Regional do Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente do Governo da Cantábria, da Junta da Galiza, do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, da Câmara Municipal de Santander e das empresas privadas Solvay, Viesgo e Astander.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...