Município de Esposende distinguiu melhores alunos de Arquitetura e Belas Artes da Universidade do Porto

O Município de Esposende distinguiu Marta Faustino e João Ramos, com os prémios Viana de Lima, pela excelência dos percursos nos mestrados de Arquitetura e Artes Plásticas, respetivamente. Através de um protocolo firmado entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, cumpre-se a vontade do arquiteto Viana de Lima, distinguindo o mérito académico com os prémios “Sílvia Viana de Lima de Arquitetura” e “Alexandre Viana de Lima de Belas Artes”.

 

“Os valores ambientais são o maior ativo do concelho e, através de um bom planeamento urbanístico e de intervenções arquitetónicas, Esposende garante qualidade de vida a quem se fixa no território. E, à nossa escala, o Município de Esposende não encontra paralelo em termos de investimento na Arte e na Cultura. Isso apenas é possível devido à estabilidade económica que suporta o investimento”, contextualizou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, durante a cerimónia que reuniu o reitor da Universidade do Porto e os diretores das faculdades de Belas Artes e de Arquitetura.

 
 

Garantindo a continuidade do relacionamento com a Universidade do Porto, através deste protocolo que cumpre a vontade do arquiteto Viana de Lima, Benjamim Pereira assumiu o firme propósito de prosseguir com a preservação e divulgação do legado de Viana de Lima.

Vencedora do prémio de Mérito “Sílvia Viana de Lima de Arquitetura”, Marta Faustino relevou a “aprendizagem multidisciplinar” que a Universidade do Porto lhe proporcionou, destacando a influência que em si produziu “a visita de estudo à Casa das Marinhas. É, pois, uma enorme honra estar neste evento patrocinado por um arquiteto com o qual tanto aprendi”.

 
 

Já João Ramos, distinguido com o prémio de Mérito “Alexandre Viana de Lima de Belas Artes”, realçou a “importância que este prémio tem para quem está a iniciar a sua vida profissional, após um percurso académico exigente”.

O reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, enalteceu “o mérito académico dos estudantes premiados que dignificam a Universidade do Porto que os enriquece do ponto de vista humano, técnico e científico”. Reiterou o compromisso assumido com o município de continuar a enaltecer e divulgar a obra e o percurso do arquiteto Viana de Lima.

 

Lúcia Almeida Matos, diretora da faculdade de Belas Artes do Porto, vê, “através deste prémio que Viana de Lima fez questão de instituir, a articulação entre as artes e a arquitetura, que é tão importante, do nosso ponto de vista académico”.

O diretor da Faculdade de Arquitetura, João Pedro Xavier enalteceu a riqueza do património de Esposende e viu a cerimónia de entrega dos prémios como “assinalando a importância da obra arquitetónica de Viana de Lima e toda a influência que teve e ainda tem na arquitetura nacional”.

 

A sessão incluiu a apresentação do documentário “Fundo Viana de Lima” e um momento musical, protagonizado pelos professores da Escola de música de Esposende: Ana Sofia Vintena, Helena Venda Lima, Ernesto Clemente e Nuno Areia.

Comentários

comentários

Você pode gostar...