Município de Vieira do Minho promove encontros gastronómicos nos CCL´S

No âmbito do Projeto Vieira Cultura- Cultura para Todos, promovido pelo Município de Vieira do Minho arrancaram, recentemente, os Encontros Gastronómicos.

 
ccl


Os Encontros Gastronómicos contemplam a confeção de refeições em cada Centro do Convívio e Lazer (CCL) pelos seus utentes, com o intuito de preservar e valorizar ingredientes e pratos tradicionais da região, bem como proporcionar um envelhecimento mais incluso e ativo, reavivando hábitos culturais enraizados nas gentes de Vieira.

 
 

Para que esta atividade fosse exequível, a Autarquia Vieirense, no âmbito da ação 6 do Projeto Vieira Cultura – Cultura para Todos apetrechou as cozinhas das antigas Escolas Primárias com os mais vários equipamentos e eletrodomésticos para que os idosos pudessem por em prática a atividade, cujo objetivo passa pela descentralização e valorização do património imaterial do concelho.

De salientar que estes Encontros Gastronómicos realizam-se mensalmente, em cada um dos 21 CCL’S do concelho, de forma a que os utentes tenham a oportunidade de confecionar e degustar pratos tradicionais, nomeadamente aqueles que envolvam produtos da terra como por exemplo o feijão amarelo, produto autóctone de Vieira do Minho.

 
 

Para além destes almoços de convívio, a iniciativa prevê ainda a realização de almoços intergeracionais para os mais novos, com Jovens do Projeto Escolhas 7ª G- Jovens ao Leme, com o intuito de contactarem com a cultura gastronómica Vieirense.

A par da confeção de pratos tradicionais a atividade integra ainda, a recolha de imagens e receitas,  para a realização de um documentário final, bem como a produção de um livro de receitas e de “mezinhas”. A recolha e divulgação de lendas associadas às “mezinhas” será mais uma inovação desta medida.

 

De salientar também que findo o projeto, todo o equipamento de cozinha adquirido no âmbito do projeto estará ao dispor das escolas primárias e das juntas de freguesia para as mais diversas finalidades.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...