Quantcast
 
 

Município de Vila Verde avança com novos investimentos para alargar saneamento

O Município de Vila Verde vai avançar com um conjunto de investimentos para alargamento das redes de saneamento em diferentes zonas do concelho, num investimento global superior a um milhão de euros. As obras, que aguardam o visto Tribunal de Contas, deverão arrancar até ao final do primeiro semestre deste ano. 

 
saneamento

“O aumento da cobertura do saneamento no concelho é um investimento prioritário, no âmbito da estratégia de desenvolvimento sustentável e da aposta na contínua e permanente melhoria da qualidade de vida para todas e todos os Vilaverdenses”, assinala a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, dando conta da importância e do impacto do investimento em causa. 

 
 

O pacote de obras previsto assegura um total de 261 ligações diretas de saneamento, criando ainda condições que vão permitir outras ligações a ramais de saneamento instalados e a instalar nas zonas abrangidas, nomeadamente nas freguesias de Lage, Carreiras, Lanhas, Sabariz, Prado S. Miguel, Esqueiros, Nevogilde e Travassós. 

Este investimento permite que a rede instalada de saneamento no concelho supere os 60% de cobertura do universo habitacional do concelho. Ressalva-se, entretanto, que no tocante os níveis de adesão à rede instalada. Já no que toca aos níveis de adesão a percentagem de ligações de habitações servidas pela rede de saneamento instalada situa-se ainda abaixo dos 50%. 

 
 

No âmbito do plano de obras previsto para os próximos meses, o investimento previsto para a freguesia da Lage é de cerca de 206 mil euros, para a instalação de quase três quilómetros de condutas que vão servir um conjunto de 117 habitações à espera da ligação à rede de saneamento. 

Em Lanhas e Sabariz, a ligação da rede de saneamento ao longo de quase dois quilómetros da estrada nacional EN308 tem um custo orçamentado de mais de 300 mil euros. Está prevista a ligação direta para 66 edifícios, a que acrescem ramais das zonas envolventes. 

 

Na União de Freguesias de Esqueiros, Nevogilde e Travassós, a ligação de saneamento ao longo da estrada nacional terá uma extensão de pouco mais de um quilómetro de condutas, com ligação direta a 33 edifícios. O custo da empreitada está estimado em cerca de 167 mil euros. 

A rede de saneamento vai ser igualmente reforçada na União de Freguesias de Carreiras S. Miguel e Carreiras S. Tiago, através de um investimento de 71 mil euros, com 943 metros de conduta para servir 30 habitações. 

 

Em Prado S. Miguel, a intervenção, além da ligação a 20 habitações para saneamento, permitirá ainda instalar as infraestruturas para abastecimento público de água a 15 habitações. A obra terá um custo quase 300 mil euros, incidindo sobre a estrada nacional 101, ao longo de mais de um quilómetro de intervenção. 

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...