Município de Vizela identificou e destruiu 110 ninhos de Vespa Asiática no ano de 2020

No âmbito do combate à Vespa Asiática (Vespa Velutina), a Câmara Municipal identificou e destruiu 110 ninhos no ano de 2020, em articulação com os agentes de Proteção Civil.

 
Vespa

O ano de 2020 demonstra a eficácia do trabalho que tem vindo a ser implementado no terreno para combater a Vespa Velutina, também designada como Asiática, já que se verifica uma redução de números de ninhos destruídos em comparação ao ano de 2019, em que se identificaram e destruíram 150 ninhos.

 
 

A vespa velutina é uma espécie diurna, com um ciclo biológico anual, que apresenta a sua máxima atividade durante o verão. A partir de fevereiro, os ninhos ainda existentes encontram-se danificados e sem qualquer tipo de atividade. A nova época de combate terá início a partir de maio/junho.

Assim, a Câmara Municipal tem atingido os objetivos nesta matéria, eliminando novos focos e prevenindo a dispersão da espécie a outras áreas, ajudando também à diminuição do impacto causado pela Vespa na saúde e no bem-estar das pessoas, bem como a nível apícola.

 
 

A Câmara Municipal alerta os munícipes para, no caso de deteção de ninhos de vespa velutina (vespa asiática), devem contactar a Câmara Municipal de Vizela através do número 253 489 630 ou por correio eletrónico (proteccao.civil@cm-vizela.pt), ou ainda através das respetivas Juntas de Freguesia.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...