No próximo sábado, dia 15 de Janeiro, festeja-se a Solenidade de Santo Amaro

O Dia de Santo Amaro festeja-se por tradição a 15 de janeiro, e após dois anos de interregno, esta tradicional festa que se realiza no lugar de Faldrém em São João da Cova na Capela de Santo Amaro, Vieira do Minho ,vai se realizar mas com algumas restrições ao programa habitual, atendendo que Portugal continental continua em situação de calamidade devido à pandemia de covid-19.

 
Santo Amaro 2022

Conheça aqui em pormenor o programa da festa:

 
 

9.00 Missa do peregrino seguido de confissões

11:00 Missa Solene da Festa com sermão

 
 

12:00 Procissão com o andor de Sto. Amaro em torno da capela

12.30 Leilão de ofertas e angariação de donativos para as obras na capela

 

Santo Amaro

Amaro, ou Mauro, como também é conhecido, nasceu em Úmbria, Itália, no século VI.

 

Ainda em criança foi entregue pelos seus nobres pais romanos a um mosteiro, dirigido por São Bento, para que fosse formado na vida monástica. Amaro tornou-se no primeiro discípulo de São Bento, servindo de exemplo para os mais novos do mosteiro.

Acudindo a São Bento, que teve uma visão do afogamento de Plácido, outro jovem do mosteiro entregue a Bento, Santo Amaro terá caminhado sobre as águas para salvar Plácido, que também se tornaria santo.

A pedido de São Bento, Santo Amaro viajou para a França, para estabelecer a Regra de São Bento neste país. Foi assim que Amaro abriu o primeiro mosteiro Beneditino na França, a Abadia de Glanfeuil, perto de Angers. Santo Amaro acabou por falecer neste mosteiro francês, vítima da peste.

É um santo invocado contra várias doenças, em especial para curar gripes, rouquidão, dores de cabeça, enxaquecas, artrose e artrite.

 

Em Portugal é celebrado em locais como Vieira do Minho,Esposende, Pombal, Vila do Conde, Estarreja, Madeira, Açores, entre outros.

Comentários

comentários

Você pode gostar...