Novo Conselho Municipal da Juventude de Vizela tomou posse

Decorreu no passado dia 15 de novembro, na sala de exposições Joaquim da Costa Chicória na loja interativa do Turismo, o primeiro plenário do Conselho Municipal de Juventude deste novo mandato.

 
vizela

Neste plenário, presidido pelo Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, e com a presença do Vereador da Juventude, Nuno Faria, tomaram posse os novos elementos desta estrutura participativa, e foi deliberada a inclusão dos membros observadores.

 
 

O Conselho Municipal de Juventude de Vizela é uma estrutura de participação democrática presidida pelo presidente da câmara, onde têm assento as juventudes partidárias, as associações juvenis de Vizela, o movimento escutista, e representantes dos partidos da assembleia municipal. Como membros observadores, têm assento organizações e grupos convidados que se considerem relevantes para a persecução dos objetivos deste conselho, tal como grupos de jovens e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Esta estrutura é um órgão consultivo do Município de Vizela, criado com o objetivo de conhecer melhor quais os anseios e aspirações dos jovens, bem como as suas prioridades e preferências, no sentido do eficaz desenvolvimento de uma política autárquica de juventude. Neste sentido, os jovens presentes neste plenário têm um espaço privilegiado para se fazerem ouvir, apresentar as suas propostas e dúvidas diretamente ao executivo municipal, assim como desenvolver projetos de parceria entre os vários grupos presentes.

 
 

Destaca-se neste plenário a votação para a integração da provedora da Juventude, Jéssica Pereira, como membro externo deste Conselho, e a abertura do executivo para receber propostas e contributos dos vários membros para o desenvolvimento do orçamento e das políticas afetas à juventude que irão ser incluídas no próximo orçamento municipal.

O Conselho Municipal de Juventude de Vizela tem sido uma estrutura fundamental de desenvolvimento de competências de cidadania para os vários jovens que o têm integrado e uma estrutura essencial para dar voz aos anseios e aspirações do movimento associativo jovem local.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...