O que o Core Web Vitals do Google significa para o seu SEO em 2021?

Não há dúvidas de que o Google domina o mercado de ferramentas de busca na internet. Estar bem posicionado nessa plataforma é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Na verdade, o Google é tão poderoso que, não ter uma boa posição nele pode ser um problema enorme. Apenas pense a respeito: Qual foi a última vez que você passou da primeira página de resultados ao fazer uma pesquisa no Google? Se você é como a maioria das pessoas, raramente passou da primeira página. Isso ajuda a ilustrar a importância e poder da ferramenta. Agora que a mesma decidiu adotar mudanças no Core Web Vitals, é importante saber o que é isso e como funciona. A boa notícia é que vamos falar sobre isso neste artigo. A seguir você vai ler sobre:

 
  • O que é o Web Vitals do Google
  • O que é o Core Web Vitals
  • A importância do Core Web Vitals para o SEO do seu website
  • Como preparar o seu website para o Core Web Vitals
  • E muito mais

Algumas estatísticas interessantes sobre o Google

Antes de entrar de cabeça no Core Web Vitals, vamos a alguns dados que mostram o tamanho do Google:

 
 
  • Em 2013 o Google totalizou 85% de participação em buscas realizadas no Brasil por um determinado período. Essa tendência também existe na maioria dos países.
  • Segundo o Internet Live Stats, em 2019 o Google estava processando cera de 40 mil pesquisas por segundo.
  • O segundo mecanismo de busca mais utilizado também é do Google, estamos falando do YouTube.
  • 90% dos usuários Google acessam os links da primeira página apenas.

O que é o Web Vitals do Google

O Web Vitals é uma iniciativa do Google que busca educar donos de websites e profissionais relacionados sobre como melhorar a experiência do usuário de um website. Basicamente é um conjunto de orientações feitas de uma maneira compreensível, de modo que pessoas sem conhecimentos técnicos podem entender. Nesse sentido, o Web Vitals busca facilitar a vida de quem constrói e/ou mantém websites.

O que é o Core Web Vitals

O Core Web Vitals é um conjunto de Web Vitals (instruções) que podem ser aplicadas em qualquer página de um website. Isto é, o Core Web Vitals é o que há de essencial no Web Vitals. Esse conjunto pode ser mensurado através de ferramentas e o dono de um website pode trabalhar para melhora-los. O Core Web vitals diz respeito a:

 
 
  • Tempo de carregamento da página
  • Estabilidade visual da página
  • Interatividade da página

Qual a importância do Core Web Vitals para o SEO do seu website

As três métricas que formam o Core Web Vitals vão passar a serem mais importantes para o Google. Isto é, esses três fatores vão pesar mais para definir qual a posição de um website nos resultados das buscas do Google. Logo, é essencial que os donos de website levem os mesmos a sério.

Como se preparar para esta atualização do Google

Existem ferramentas online, grátis e pagas, que permitem que você mensure o Core Web Vitals do seu website. O melhor disso tudo é que você pode aprimorar as páginas do seu website para que tenha um Core Web Vitals melhor. É bem verdade que você pode economizar dinheiro usando o construtor de sites, mas a ajuda de um profissional pode fazer a diferença. Contratar um web design profissional e pedi-lo para ter atenção especial ao Core Web Vitals é uma estratégia excelente. Seu único trabalho será usar ferramentas para verificar como o seu website está indo aos olhos do Google.

 

Considerações finais

O Google está em constante atualização. Essa plataforma não teria chegado onde chegou se fosse diferente. O Core Web Vitals é mais uma iniciativa que busca melhorar a vida do usuário final. Qualquer dono de website tem a obrigação de levar isso em conta.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...