Quantcast
 
 

Património cultural de Braga deve ser ´continuamente estudado, fruído e divulgado´

Decorreu na passada quinta-feira, dia 25 de Novembro, no Museu D. Diogo de Sousa, a primeira iniciativa do ciclo ´Encontros com o Património´, intitulado “à conversa… no museu”.

 
Braga

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre Fundação Bracara Augusta e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa/Direcção Regional de Cultura do Norte, com o suporte científico do professor Rui Morais, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 
 

A conversa incidiu sobre uma das obras-primas da Coleção Bühler-Brockhaus – o magnífico busto do imperador César Augusto, generosamente doado por Hans-Peter Bühler e Marion Bühler Brockhaus. 

Na ocasião, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, salientou que esta iniciativa demonstra que, além da preservação e da valorização do património, este também tem que ser ´continuamente estudado, fruído e divulgado com recurso a pessoas que têm um conhecimento extraordinário das matérias a abordar´. O Edil recordou ainda que o património tem um ´peso incontornável´ na candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 que foi recentemente entregue.

 
 

Também Miguel Bandeira, presidente da Fundação Bracara Augusta, realçou que este tipo de acções pretende suscitar a investigação, a reflexão, a divulgação e o debate sobre o património cultural de Braga e as suas diversas implicações, designadamente na formação de públicos, na reabilitação urbana e no desenvolvimento comercial e turístico de Braga.

“É importante estudar, divulgar e abrir as portas para este importante exemplo de mecenato, que beneficia todos os Bracarenses de hoje e os do futuro, e que reforça Braga num patamar internacional”, disse, reforçando que, tendo em conta o seu valor universal e o amplo interesse colectivo, a preservação do Património deve constituir uma tarefa transversal a toda a sociedade: “O mecenato para o património possibilitará uma nova forma de intervenção, de responsabilização colectiva e de valorização do nosso legado e será motivo do empenho da Fundação nos próximos anos”.

 

A próxima iniciativa está agendada para dia 16 de Dezembro, pelas 18h00, no Museu D. Diogo de Sousa.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...