Politécnico de Viana do Castelo promove Webinar Internacional sobre metodologia de formação desportiva

Uma série de aulas abertas estão agendadas, no âmbito do mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para este primeiro semestre.

 
IPVC Edifício

Com a participação de convidados de craveira nacional e internacional, as aulas abertas do 1.º Webinar Internacional sobre Metodologia de Formação Desportiva têm como propósito “dotar os alunos e formandos de maiores conhecimentos sobre tópicos essenciais na área da metodologia do treino”, justificou o professor Filipe Clemente, destacando o facto destes conteúdos serem disponibilizados gratuitamente a todos aqueles que quiserem assistir.

 
 

As aulas abertas vão decorrer on-line às terças-feiras, a partir das 11 horas, estando a primeira aula marcada para hoje, dia 19 de outubro, com Henrique Castro, que vai abordar a temática sobre a “Tomada de decisão no desporto”. “Já temos a lista de todos os convidados e está tudo planeado, por isso, nas terças-feiras em que há aulas do mestrado acontece uma aula aberta com um convidado”, referiu o docente, evidenciando o profissionalismo dos convidados portugueses, brasileiros e chileno. “O foco é ter sempre convidados com capacidade académica e profissional, sendo que muitos deles são doutorados e professores universitários”, frisou Filipe Clemente.

Para além de se pretender dotar os alunos e formandos de maiores conhecimentos sobre tópicos essenciais na área de metodologia do treino, Filipe Clemente destacou a importância de disponibilizar todo o conteúdo para a comunidade. “Estamos a estender o serviço à comunidade, formando gratuitamente treinadores e outros profissionais interessados com conteúdos que são muito recentes e bem ministrados”, assegurou o professor, admitindo que será “uma mais-valia para todos”.

 
 

As temáticas andarão sempre à volta da metodologia do treino, passando ainda pelo desenvolvimento das qualidades físicas, análise de jogo, tomada de decisão e também por áreas que afetam diretamente o desempenho do atleta.

Henrique Castro é o primeiro convidado e vai abordar, no dia 19 outubro, às 11 horas, a temática “Tomada de Decisão no Desporto”. Ainda este mês, no dia 26 de outubro, também às 11 horas, Gibson Praça vai falar sobre “Observação e análise de jogo”. Para o mês de novembro estão agendadas quatro aulas abertas. A primeira será no dia 2 de novembro, com Rodrigo Aquino que vai falar sobre “Jogos Reduzidos e Condicionados”, seguindo-se no dia 9 de novembro, a aula aberta com o português Hugo Sarmento, que vai abordar a temática “Seleção de talentos desportivos”. “O treinador pessoal no apoio ao rendimento” será o tema desenvolvido por Tomás Mota no dia 16 de novembro.  O mês de novembro termina com outra aula aberta, no dia 23, com a participação de Sérgio Querido, que vai falar da importância do “Cientista do desporto no apoio ao rendimento”. Entretanto, no mês de dezembro, R. Ramirez-Campillo é o convidado e vai dar a aula, no dia 14, sobre “Plyometric training for sports”. Por último, no dia 11 de janeiro, Fábio Nakamura vai falar sobre “Treino intervalado de alta-intensidade”.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...