Projeto UMinhoTech apresenta resultados na quarta-feira

Os resultados do projeto UMinhoTech, que junta centros de interface da Universidade do Minho, vão são apresentados esta quarta-feira, dia 18, das 14h45 às 16h00, em formato online. Cofinanciado pelo Compete 2020, o projeto cruza as competências do Centro para a Valorização de Resíduos (CVR), do Centro de Computação Gráfica (CCG), do Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e da TecMinho.

 
UMINHO

A sessão de abertura conta com o vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho e presidente da TecMinho, Eugénio Campos Ferreira, e a diretora do CVR, Cândida Vilarinho. Segue-se a apresentação do UMinhoTech, por Bruno Pereira da Silva, gestor de projeto do PIEP. A partir das 15h05 vão ser conhecidas investigações sobre sustentabilidade e realidade aumentada, o protótipo “ElectroKinBarrier”, plásticos com eletrónica e tecnologias integradas do futuro. O diretor-geral da TecMinho, Filipe Soutinho, discursa pelas 15h45 sobre a importância da propriedade industrial, sendo o encerramento a cargo do presidente do PIEP, Nuno Guimarães, e do vice-reitor para o Desenvolvimento Institucional da UMinho e presidente do CCG, Ricardo J. Machado.

 
 

A UMinhoTech é uma rede de I&D e transferência de tecnologia com soluções integradas para responder a desafios emergentes do mercado em áreas como industrialização, inteligência artificial e economia circular. “Potenciamos a valorização de produtos, processos e serviços, contribuindo para gerar valor na economia”, diz Bruno Pereira da Silva. Para o responsável, este projeto ajuda a contornar dificuldades sentidas por vezes na comunicação e na transferência de conhecimento entre o meio académico e o meio empresarial. Por outro lado, sublinha, a iniciativa vai aumentar a visibilidade internacional da UMinho e das interfaces, ao ter a sua investigação alinhada com as mais recentes tendências tecnológicas. O site oficial do projeto é www.uminhotech.pt.

Comentários

comentários