Ricardo Rio destaca capacidade de Braga em incorporar os ODS em todas as áreas de actuação

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou num painel subordinado ao tema ´Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável como estrutura para estratégias de recuperação de longo prazo da COVID-19 em cidades e regiões´, uma iniciativa da responsabilidade da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. 

 

O Autarca referiu a situação de pandemia que actualmente vivemos veio confirmar que as estratégias que Braga tem seguido nos últimos anos estão ´no bom sentido e são as prioridades certas para o futuro´. “A sustentabilidade é um factor essencial para o nosso futuro colectivo e para garantir a qualidade de vida dos cidadãos. Estamos bastante focados em efectuar progressos nesta área, motivo pelo qual elaboramos um Relatório de Sustentabilidade e seguimos uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas”, disse, adiantando ainda que o Concelho detém um Índice de Sustentabilidade Municipal superior à média nacional, de acordo com um estudo da Universidade Católica. 

 
 
Ricardo Rio

De acordo com Ricardo Rio, o mais importante é a capacidade que o Universo Municipal tem demonstrado na incorporação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em todas as áreas de actuação. “Mesmo que por vezes isso não esteja explícito, as medidas que implementamos, nas mais variadas vertentes, incorporam estes objectivos. Nesse sentido, destaco o objectivo 17 – parcerias para a implementação dos objectivos – já que muito do que temos atingido deve-se ao envolvimento activo dos cidadãos e à colaboração com instituições e cidades a nível nacional e internacional para partilhar responsabilidades e alinhar objectivos estratégicos.”, afirmou, salientando que essa partilha das boas práticas e das abordagens inovadoras é a melhor maneira de dar uma reposta eficaz aos desafios que a pandemia colocou aos territórios, numa altura em que as cidades assumem responsabilidades cada vez maiores na resposta à crise. 

O evento foi moderado por Aziza Akhmouch, responsável das Cidades, Políticas Urbanas e Sustentáveis e Desenvolvimento da OCDE, e contou com a participação de responsáveis de Cidades holandesas, russas e japonesas.  

 
 

Comentários

comentários