Será que os seus filhos devem estudar nas férias de verão?

Chegou o momento tão esperado pelos mais novos: as férias de verão! Não ter de acordar cedo para ir para as aulas e não pegar nos livros da escola por três meses é o que a maioria está a pensar.

 

No entanto, será este comportamento benéfico para os seus filhos? Deverá fazê-los estudar, mesmo durante as férias? Acreditamos que essa decisão vai depender de cada filho e do seu rendimento escolar ao longo do ano.

 
 
Fonte: Pixabay

Qual o rendimento escolar do seu filho no ano que terminou?

Este ano letivo foi um pouco diferente dos anos anteriores devido à pandemia que atravessamos. Os alunos foram obrigados a ter aulas à distância e enquanto uns se adaptaram bem, outros tiveram grande dificuldade.

Sendo assim, antes de mais, como foram os últimos meses de aulas do seu filho? O mais novo teve dificuldades em se adaptar? Se sim, aqui está um caso em que estudar durantes as férias é importante, caso contrário, no próximo ano, o mais novo pode não estar preparado.

 
 

Caso o seu filho não tenha tido tantas dificuldades na adaptação, tome atenção ao rendimento escolar. Reprovou à alguma disciplina ou passou a todas sem quaisquer problemas?

Estas informações são importantes para responder à grande pergunta.

O seu filho deve estudar nas férias?

Caso o seu filho tenha reprovado a alguma disciplina, estudar a matéria associada a essa disciplina é importante para o preparar para o ano seguinte. Se, pelo contrário, o seu filho passou a todas as disciplinas sem problema, pode incentivá-lo a aprender de outras formas.

De qualquer forma, reserve algumas semanas para o verdadeiro descanso. O seu filho merece.

O seu filho reprovou em alguma matéria?

Caso o seu filho tenha reprovado a alguma disciplina, deve ajudá-lo a criar um horário de estudo que não seja tão intenso como os meses de escola, mas que lhe permita rever toda a matéria até setembro.

O nosso conselho é guardar duas a três horas diariamente, preferencialmente durante a manhã, para que o resto do dia possa ser aproveitado da forma que desejarem.

Também é importante criar uma lista com toda a matéria a ser estudada e com objetivos claros a serem preenchidos no final do estudo de cada matéria. Esta listagem e, mais importante, a definição dos objetivos, deve ser feita com o apoio dos pais.

A criança pode estudar com os manuais do ano anterior, com aulas virtuais ou com as aulas disponíveis na RTP.

O seu filho passou sem dificuldades?

Se o seu filho foi aprovado a todas as disciplinas sem dificuldade, ter tempo livre para descanso é essencial. No entanto, mesmo nestes casos, é importante incentivar a aprendizagem, mas claro, de forma diferente.

A leitura, por exemplo, é uma excelente forma de manter a aprendizagem do seu filho e não tem que ser uma tarefa aborrecida. Deixe que o seu filho escolha o livro que quer ler, seja esse um romance, uma banda desenhada ou quaisquer outras leituras. O objetivo é implementar o gosto pela leitura.

Viajar também pode ser uma experiência enriquecedora, principalmente se visitar locais de interesse histórico ou cultural. Escolha localizações próximas ou faça uma viagem um pouco maior.

A criança também pode ter interesse em adquirir conhecimento em novas áreas, portanto tente entender se existe algo que desperte o interesse do mais novo. Talvez mostre interesse em desenhar, em cozinhar, em escrever ou em qualquer outra área. Incentive-o!

Encontre formas criativas para a aprendizagem

Se o método tradicional de ler e resumir a matéria lida não funcionar com o seu filho, tente encontrar formas criativas de o ensinar. Dependendo da idade, pode optar por vídeos explicativos, animações ou atividades manuais.

Existem, ainda, diversos livros à venda com exercícios de revisão para as férias e que, dependendo da idade do seu filho, podem ser mais ou menos criativos. Em alguns casos, como acontece na área da religião, existem livros para colorir para os mais novos.

Os livros para colorir são uma excelente forma de aprendizagem para as crianças, pois vão associar o desenho que pintaram a determinada história.

Caso queira dar uma oportunidade aos livros para colorir na temática religiosa, pode experimentar as opções a 2,00€ que se encontram disponíveis na Holyart, uma loja online especializada em produtos religiosos.

Seja qual for o método escolhido ou as disciplinas em estudo, o importante é que o seu filho esteja preparado para o próximo ano escolar.

Comentários

comentários