Quantcast
 
 

UMinho acolhe assembleia-geral do Grupo Compostela de Universidades

A Universidade do Minho acolhe, nos dias 21 e 22 de setembro, a XXVI assembleia-geral do Grupo Compostela de Universidades (GCU), uma importante rede universitária internacional que reúne mais de sessenta universidades de todo o Mundo, da qual a UMinho é membro fundador. “Universidades sustentáveis para um futuro sustentável” e “O impacto da Covid-19 nas Universidades” são os dois temas centrais de uma discussão que juntará reitores, vice-reitores e outros representantes de instituições de ensino superior de 25 países. O evento vai acontecer, maioritariamente, em ambiente online.

 
Grupo Compostela

A sessão formal de abertura da assembleia-geral acontece no dia 21 de setembro, a partir das 13h30, e contará com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e de Marek Kreglewski, presidente do Grupo Compostela. No mesmo dia, pelas 16h45, terá lugar a cerimónia de entrega do XXIV Prémio Internacional Grupo Compostela – Xunta de Galicia, atribuído a Carlos Villanueva Abelairas, professor catedrático de Música da Universidade de Santiago de Compostela. A sessão será transmitida via streaming no canal YouTube da UMinho.

 
 

Na terça-feira, dia 22 de setembro, com início às 13h30, irá estar em discussão “Universidades sustentáveis para um futuro sustentável” com a apresentação de Will Wynn, ex-presidente do município de Austin, no Texas, Estados Unidos da América. A abordagem ao tema prossegue com a realização de um debate que junta Ross Renton, Pro-Vice Chancellor da Universidade de Worcester (Reino Unido), Jorge Soto Carballo, vice-reitor do campus de Pontevedra da Universidade de Vigo (Espanha) e José Carlos Otero, diretor do programa Campus Verde da Universidade de Vigo. A sessão será moderada por Paulo Cruz, pró-reitor para a Qualidade de Vida e Infraestruturas da UMinho.

A partir das 15h45 em discussão estará “O impacto da Covid-19 nas Universidades”. A temática será abordada com uma exposição do pró-reitor da UMinho, Paulo Cruz, seguindo-se a apresentação de um relatório produzido pelo GCU acerca do impacto da Covid-19 no ensino universitário. Carla Martins, pró-reitora da UMinho para a Internacionalização e membro do Comité Executivo do GCU fará a apresentação deste documento. A discussão encerra com um debate que junta Hans de Wit, diretor do Center for International Higher Education, Boston College (Estados Unidos da América) e Fernando Leon Garcia, reitor da Universidade CETYS (México). Esta sessão será moderada por Inmaculada Fortanet, vice-presidente do GCU.

 
 

A participação na sessão do dia 22 de setembro é aberta a toda a comunidade académica, mediante inscrição via e-mail (sec-cmartins@reitoria.uminho.pt) para obtenção das credenciais Zoom. Toda a informação acerca da assembleia-geral do GCU pode ser consultada através do site do evento.

A UMinho volta a receber uma assembleia-geral do GCU depois de, em 2011, ter juntado no campus de Gualtar mais de quarenta universidades. O Grupo Compostela de Universidades, uma associação sem fins lucrativos, foi criada em 1993 e tem como objetivo promover e realizar os projetos de colaboração interuniversitária em todo o Mundo. No ano de 2020, a CGU foi reconhecida como uma associação de utilidade pública pela transparência na gestão, pelo papel ativo no alcance da excelência no Ensino Superior e pela contribuição para a divulgação do patrimônio cultural por meio de suas atividades e iniciativas.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...