UMinho realiza II Simpósio em Bioquímica Aplicada

O II Simpósio em Bioquímica Aplicada da Universidade do Minho realiza-se esta sexta-feira, das 9h00 às 19h00, na plataforma online Zoom. Os avanços recentes sobre o coronavírus e a gripe A, bem como sobre o cancro da mama, a doença de Alzheimer, as infeções na pele e nos genitais e a infertilidade masculina são alguns dos temas em agenda.

 
Uminho

Na abertura prevê-se as intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da presidente da Escola de Ciências da UMinho, Manuela Côrte-Real, da diretora do Departamento de Biologia, Maria João Sousa, da diretora do Departamento de Química, Ana Paula Esteves, e da diretora do mestrado em Bioquímica Aplicada, Sandra Paiva, que partilha a organização do evento com os estudantes daquele curso.

 
 

Entre os oradores convidados estão a virologista Maria João Amorim, do Instituto Gulbenkian de Ciência, a bioquímica Isabel Cardoso, da Universidade do Porto, a par dos biólogos Pedro Oliveira, da Universidade de Aveiro, e Paula Sampaio, da UMinho. A voz da indústria vai ser representada por Ana Loureiro, da BIAL, e Pedro Castanheira, da Immunethep.

A iniciativa inclui a apresentação dos projetos de biotecnologia Todomics, Fatval e Yeast Doc, respetivamente por Maria João Sousa, Björn Johansson e Carmen Bacerra, todos da UMinho. Pode-se também acompanhar percursos inspiradores dos ex-alunos do mestrado Sofia Oliveira Pinto, Sara Pereira e Rosana Alves, a evidenciarem a importância da formação avançada, científica e tecnológica nesta área. O programa prevê igualmente a edição online de um livro de resumos com os melhores trabalhos científicos candidatados por estudantes ao simpósio, sendo os três melhores divulgados na tarde do evento. O site oficial é https://iisimposioembqa.wixsite.com/iisimposioembqa.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...