Universidade do Minho realiza I Jornadas de Comunicação de Ciência

Diretores de comunicação de instituições nacionais e internacionais, gestores de projetos, performers, professores e jornalistas intervêm este sábado nas I Jornadas do Mestrado de Comunicação de Ciência da Universidade do Minho, que decorre na plataforma online Zoom. A iniciativa mostra a área a partir de quem a pratica, refletindo a comunicação de ciência em pandemia, como envolver o público ou divulgar em modo stand up e abordando ainda os gabinetes de comunicação. O evento tem o tema “Haja (cons)Ciência” e está a cargo dos alunos e da direção daquele mestrado.

 

A sessão de abertura é às 9h45, com o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, a presidente do Instituto de Ciências Sociais, Helena Machado, o presidente da Escola de Ciências, José González-Méijome, a diretora do mestrado, Elsa Costa e Silva, e a representante dos alunos, Ana Gomes. Segue-se um painel com David Marçal, bioquímico e autor de livros sobre ciência; e Rita Neves, comunicadora do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa. Às 11h30 é a vez de Inês Saavedra, cocoordenadora da Escola Aberta do European Open Science Hub Network; Alexandre Aibéo, primeiro vencedor do Famelab Portugal; e Nuno Peres, professor catedrático de Física da Escola de Ciências da UMinho.

 
 

De tarde, às 14h30, participam Ana Godinho, responsável do gabinete de Educação, Comunicação e Interação do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), e Maria João Leão, diretora executiva da Maratona da Saúde. Duas horas mais tarde juntam-se os responsáveis de comunicação do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), respetivamente Jorge Fiens, Olga Magalhães e Sandra Pinto. Mais detalhes e inscrições em jornadasscicom.wixsite.com/scicom-uminho.

Comentários

comentários

 
 

Você pode gostar...