Universidade do Minho realiza Jornadas de Engenharia Têxtil

As Jornadas de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho decorrem a 7 e 8 de abril, em facebook.com/neetexum, com quatro dezenas de oradores da academia e da indústria a analisarem os principais avanços e desafios na área.

 
Azurem

A sessão de abertura é esta quarta-feira, às 9h30, com o presidente da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM), Pedro Arezes, o presidente da Associação Académica da UMinho, Rui Oliveira, a diretora do curso de Engenharia Têxtil, Maria José Abreu, e a presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia Têxtil da UMinho (NEETEXUM), Beatriz Pinto.

 
 

Segue-se uma palestra do diretor de relações humanas da Continental, Ricardo Cunha, e um debate sobre sustentabilidade e reciclagem na indústria têxtil, com o diretor-geral da To Be Green, António Dinis, e o diretor de inovação da Tintex, Pedro Magalhães. A manhã inclui ainda, às 12h15, a intervenção do presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Joaquim Poças Martins.

Às 14h00 realiza-se o painel “Empresas com fibra”, com representantes da Somelos e MundoTêxtil e o professor Miguel Carvalho. Às 16h00, uma mesa redonda junta experiências de jovens engenheiros, como a diretora-geral da Chemitex, Elda Lisboa, o gestor de processos da São Roque, Pedro Gomes, o técnico laboratorial da EEUM, Joaquim Jorge, o codiretor de tecelagem na Lantal, Luís Silva, e a criadora da Offtrendy e Companhia das Marias, Joana Beltrão. Uma hora depois inicia uma tertúlia sobre associativismo, com responsáveis da Young Minho Enterprise, EPIC Júnior, Hertech e Society Loving the Planet Minho. Após o jantar, prevê-se uma sessão de motivação com o life coach Abel Pereira.

 
 

O tema da fast fashion abre o programa de quinta-feira, às 9h30, com a fundadora da Embrace Inc, Cândida Pinto, e a designer de interiores e produto Patrícia Azambuja. De seguida decorre uma palestra do administrador da Tintex, Pedro Silva, e o debate “Motores da inovação”, com membros do CITEVE, Inovafil e Adalberto. A tarde arranca às 14h00, com um workshop para melhorar o currículo online, a cargo dos formadores André Ribeiro e Diogo Castro, da Seekers. Mais tarde debate-se sobre têxteis no automóvel, com a diretora de produto e I&D da Continental, Carla Pires, e o diretor de desenvolvimento do Grupo Copo, Jorge Gonçalo.

Às 17h00 é a vez do painel “I&D universidade-empresa”, com o diretor-geral da TecMinho, Filipe Soutinho, e a gestora do programa europeu de aceleração HealthtechTAB, Lisete Neves. O encerramento oficial está previsto para as 18h15, com a provedora do Estudante da UMinho, Rosa Vasconcelos. Pelas 21h15, sugere-se ainda um quizz e com prémios. As Jornadas têm o tema “Têxtil 360” e são organizadas pelo NEETEXUM.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...