Vieira do Minho acolhe Mercado de Outono nos dias 13 e 14 de novembro

Acontece, este fim de semana, dias 13 e 14 de Novembro, em Vieira do Minho o Mercado de Outono. Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que vai animar a sede do concelho durante dois dias.

 
outono


No certame, os expositores concelhios vão comercializar castanhas e produtos locais provenientes das colheitas de outono (hortaliças, frutas, feijão amarelo, broa, mel, etc.) e artesanato local.
O evento tem por objetivo dar a conhecer as potencialidades económicas da região, valorizar os produtos característicos da época e aproximar quem produz de quem consome, potenciando negócios para os pequenos produtores do concelho.

Para além da venda de produtos locais, o Mercado de Outono é, um momento de festa e convívio para a população local e visitantes, uma vez que o certame prevê um cartaz repleto de atividades de momentos culturais.

A cerimónia oficial de abertura será no sábado, dia 13, pelas 10h00, em frente aos Paços do Concelho.
A cerimónia de abertura vai ser animada pela Fanfarra Flores do Cávado. Pelas 14h30,realiza-se a tradicional chega de bois e pelas 15h30 os presentes podem assistir à atuação do Grupo de Cantares do Município de Vieira do Minho.

 
 


Pelas 16h00 acontece o magusto tradicional onde não faltarão as castanhas assadas. Pelas 21h00 atua o artista popular Jorge Amado.
 De referir ainda que, paralelamente ao Mercado de Outono, realizam-se outras atividades nomeadamente a IX edição das Jornadas Micológicas, onde está prevista a apanha de cogumelos pela Serra da Cabreira, um almoço convívio com demonstração culinária com cogumelos silvestres da Serra da Cabreira (mediante inscrição). Esta atividade termina com a identificação das espécies colhidas na serra.

No dia 14, o Mercado de Outono continua com Grupo de Bombos Os Trampolineiros de Vieira, chega de bois, ciclo de conferências, magusto tradicional e atuações dos ranchos folclóricos do Mosteiro e Passarinhos da Ribeira, as chegas de bois e as corridas de cavalo.

 
 

E, para aqueles que não conhecem Vieira do Minho, esta é a oportunidade para o fazer, até porque para além da comercialização dos vários produtos e da grande animação prevista, os visitantes podem participar nos magustos tradicionais em frente aos Paços do concelho.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...